Caso você não saiba, 15 de abril é o Dia Mundial da Arte. A data é celebrada desde 2012 para homenagear o pintor e inventor Leonardo da Vinci (1452-1519) que nasceu nessa data. E claro, uma forma de difundir e incentiva a arte de um modo geral. Hoje seria o dia ideal para comemorar a data visitando algum museu, espaços culturais ou galeria de arte. Mas como estamos sem poder circular ou viajar no momento que tal fazer uma visita virtual naquele museu que você ainda não conhece ou gostaria de rever? Alguns museus pelo mundo disponibilizam seus acervos online e de forma gratuita. Dá para dar um giro tanto pelo icônico Museu do Louvre, como pelo moderno Guggenheim de Nova York ou mesmo pelo MASP em São Paulo. Vamos a nosso giro virtual pelo mundo das artes:

MUSEU DO LOUVRE – PARIS, FRANÇA
Começando pelo maior museu de arte do mundo oferece experiências virtuais por algumas de suas obras mais famosas, além de visitas online. É lá que estão peças clássicas como a icônica “Monalisa” de Leonardo da Vinci e uma exposição educativa que inclui obras de Delacroix e Rembrandt. Além de visitas online por seções de antiguidades egípcias, arte medieval, artes decorativas e a Petite Gallerie.
ACESSE: louvre.fr
Monalisa em realidade virtual: louvre.fr/en/mona-lisa

MUSEU BRITÂNICO – LONDRES, REINO UNIDO
Passando pelo Museu Britânico podemos compreender melhor a história da civilização, nos maravilhando com os mármores do Partenon de Atenas por exemplo. O museu disponibiliza ainda visitas online por quatro de suas galerias e outras salas com exposições menores. A ala de esculturas egípcias é um dos grandes destaque. Lá é possível ver a estátua de granito do rei Ramsés 2º, uma tábua com hieróglifos e a pedra de Roseta.
ACESSE: britishmuseum.org

TEATRO MUSEU DALÍ – FIGUERES, ESPANHA
Para quem nunca foi em Fiqueres, a cidade natal de Salvador Dalí (1904-1989), a grata surpresa é o Museu Dalí na Catalunha. Ele abriga a maior coleção de peças do pintor surrealista no mundo que contam a história de vida e obra do artista. O pátio interno com esculturas oferece uma visão interessante do palco do teatro localizado no mesmo edifício. A visita virtual permite apreciar uma estrutura 3D do museu antes de escolher qual sala visitar.

ACESSE: salvador-dali.org

GALERIA UFFIZI, FLORENÇA
A coleção inclui peças do renascimento e barroco italiano, como Quem nunca admirou dos livros de história peças como “O Nascimento de Vênus”, de Sandro Botticelli, e a “Medusa”, de Caravaggio? Através do Google Arts and Culture é possível visitar a coleção de arte da família Medici, instalada no edifício projetado por Giorgio Vasari em 1560 e conhecer um pouco mais dessas obras incríveis.

ACESSE: artsandculture.google.com 

MUSEU FRIDA KAHLO, CIDADE DO MÉXICO, MÉXICO
O local também é conhecido como Casa Azul, e reúne pinturas a óleo e fotografias que registram o cotidiano dos artistas Frida Kahlo e Diego Rivera, além de roupas e outros objetos pessoais da surrealista. Durante a visita online, é possível explorar o exterior da icônica construção colorida, além do interior, onde ficam as obras. Entre os destaques da coleção está a obra “Retrato de Família”, que esboça a árvore genealógica de Frida.

ACESSE: www.museofridakahlo.org.mx/es/el-museo/multimedia/

MASP – SÃO PAULO, BRASIL
Aqui no Brasil o MASP Por meio da visita virtual, é possível transitar entre os cavaletes de vidro projetados por Lina Bo Bardi, e admirar acervo em transformação, que inclui obras de Alfredo Volpi, Frans Post e Claude Monet.
ACESSE: masp.org.br

MUSEU SOLOMON R. GUGGENHEIM – NOVA YORK, ESTADOS UNIDOS
O icônico museu vizinho ao Central Park por si só já é uma obra de arte, projetado pelo arquiteto Frank Lloyd Wright. O local abriga obras de artistas contemporâneos, e no projeto Guggenheim from Home é possível ter acesso a áudios sobre a história do museu, entrevistas com artistas e conferir fotos do acervo. Além disso, é possível fazer uma visita virtual e passear pelas rampas brancas do prédio com o Google Arts and Culture.
ACESSE: guggenheim.org