Com o verão chega também o calor e a umidade criando um ambiente perfeito para a proliferação dos temidos fungos e o surgimento das micoses, alerta a Drª Alice Buçard. Os fungos podem causar infecções na pele, principalmente no tronco e dobras, nas unhas e no couro cabeludo.

Conhecida popularmente como pano branco, a Pitiríase Versicolor causa manchas, mais comumente brancas, localizadas no tronco e braços que podem descamar e coçar. Quando localizados na pele das dobras das axilas e virilha os fungos, em especial a Candida sp., podem levar ao surgimento de placas vermelhas com coceira intensa, além da frieira ou pé de atleta quando a infecção atinge os pés.

Enquanto nas unhas apresenta-se como descolamento da lâmina e manchas brancas ou amareladas, no couro cabeludo surge como uma placa descamativa e úmida que pode evoluir para uma área de perda dos cabelos, principalmente durante a infância.

E COMO PREVENIR ESSAS INFECÇÕES?

Tomando medidas simples de higiene para o controle da umidade e oleosidade da pele:

⁃ Evitar a permanência com roupas úmidas ou molhadas por tempo prolongado;

⁃ Usar toalhas individuais para evitar a contaminação interpessoal;

⁃ Usar chinelos em ambientes como banheiros, saunas e piscina;

⁃ Proteger as cadeiras de praia com toalhas ou outros tecidos;

⁃ Dar preferência ao uso de roupas e meias de algodão que ajudam na absorção do suor;

⁃ Sempre secar bem o corpo e pés após o banho, um ótimo truque é usar o secador de cabelos no vento frio para ajudar a tirar toda a umidade da área de dobras e entre os dedos dos pés;

⁃ Quando possível evite sapatos fechados e abuse dos chinelos, ajudam a refrescar e diminuir a umidade e calor dos pés;

⁃ Atenção especial com os animais de estimação, eles também podem ter os pelos contaminados e transmitir a infecção.

E se ainda assim a micose aparecer não se preocupe, existem muitos tratamentos eficazes com medicações antifúngicas de uso local ou oral quando a infecção é mais extensa. Procure seu dermatologista, cuide da saúde da sua pele!